quarta-feira, 14 de março de 2012

Histórico da EEML


HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO
          
              A Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no Centro de Boa Vista, oferece Ensino Fundamental Regular, Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, e Educação Especial, além de desenvolver uma política de inclusão educacional, pioneira na Rede Pública de Ensino do Estado de Roraima.
           A Escola foi criada pelo Decreto n° 89 de 1° de abril de 1949, com a denominação de Curso Normal Regional Monteiro Lobato em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, com a missão de formar professores de 1ª a 4ª série e teve como primeira Diretora a Professora Maria Olindina Pereira Trindade.
Ao longo dos anos teve diversas denominações: Ginásio Normal Monteiro Lobato, Instituto de Educação de Roraima, Unidade Integrada Monteiro Lobato.
A partir do Decreto n° 1495 – E de 13 de março de 1997, já com o atual nome, a Escola traz em sua proposta educacional o desenvolvimento intelectual, social e físico dos seus alunos, bem como promover a integração dos membros à sociedade, melhorando suas potencialidades culturais e artísticas e ao mesmo tempo, visando a sua preparação para o exercício pleno da cidadania. Tem como objetivo principal garantir uma efetiva aprendizagem para que o aluno seja crítico e participativo na sociedade em que vive.
Dispõe de um Conselho Deliberativo Escolar, Associação de Pais e Mestres, com funções e atribuições definidas, onde funcionam de maneira permanente e atuam proporcionando a discussão e execução das metas do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE.
O trabalho da Escola está voltado aos alicerces da igualdade de condições, respeito e à liberdade, gestão democrática de ensino, valorização das experiências extraclasses, divulgação da cultura (regional e outras culturas), da arte e do pensamento. A gestão e o corpo docente, através dos órgãos colegiados, tomam decisões conjuntas relativas aos seus objetivos, metas estratégias e planos a curto, médio e longo prazo.
Atualmente, o corpo docente é constituído de 105 professores e mais profissionais técnicos, administrativos e terceirizados que trabalham visando à melhoria do ensino da instituição.
A Escola desenvolve suas atividades pedagógicas em 24 salas de aula e 07 salas ambientes: Sala de Música, de Inclusão Digital, Laboratório de Informática, Multimídia, Sala de Leitura, Laboratório de Ciências e Biblioteca.
Contamos ainda com duas salas Multifuncionais para atendimento especializado a alunos portadores de deficiência visual, auditiva, mental e motora.
A Escola funciona com 624 alunos no turno matutino, 503 no vespertino e 278 na EJA – Educação de Jovens e Adultos do 3° segmento, totalizando 1.505 alunos, desses, 27 recebem Atendimento Educacional Especializado – AEE.
A Escola Estadual Monteiro Lobato realiza seu trabalho de forma responsável, respeitando a dignidade e os direitos dos alunos, pais e comunidade escolar.
Na ultima década, a escola se destacou como referência de ensino, em nível nacional e estadual, tendo a honra de receber o Prêmio Gestão 1998, recebeu classificação entre as seis melhores escolas do país em 2001, 3ª Colocada em Nível Estadual em 2004, 2ª Colocada em Nível Estadual em 2005 e 3ª colocada em Nível Estadual em 2006. Segundo o IDEB é a melhor escola do Estado de Roraima com 53 pontos.
Foi classificada na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, nos anos de 2005, 2006 e 2007, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
A Equipe Administrativa e Pedagógica está assim composta:

 Gestora: Dalva Gomes Rodrigues Silva

Administrador Escolar: Ivan Alves dos Santos

Márcia Rodrigues

Coordenadora Pedagógica 2°Ano ao 5º Ano: Jocilene Oliveira Morais

Coordenadora Pedagógica 6º ao 8º Ano: Lidinalva Santos Galvão

Coordenadora Pedagógica 9º Ano EJA: Gildásia Gomes da Silva

Apoio Pedagógico: Josivane Maria dos Santos

Secretária: Lena Carla Rodrigues Pinho